SUBMISSÕES

Normas de submissão MERCOSUR 2016

Em 2016, o Encontro de Diretores de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do MERCOSUL completará 20 anos de realizações desde a sua primeira edição em 1996. A partir do segundo Encontro, realizado em 1997, também passou a ter lugar, simultaneamente, os Encontros de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do MERCOSUL.

O “Encontro de Diretores de Escolas” centra-se na concepção de políticas institucionais e visa proporcionar um espaço de reflexão sobre o Projeto de Rede Acadêmica em Biblioteconomia e Ciências da Informação no MERCOSUL, trabalhando em conjunto na avaliação dos planos de estudo. O “Encontro dos Docentes” foi estabelecido como um espaço científico e educacional, tornando efetiva a interlocução entre diferentes atores do processo e do desenvolvimento de ações de integração vertical, através do diálogo e da troca.

O tema do evento irá abordar a “Biblioteconomia em diálogo com a Arquivologia e a Museologia”, cujo foco de discussões são os espaços de atuação dos egressos, bem como os desafios e as interlocuções entre os diferentes equipamentos culturais.

Leia as instruções abaixo e clique aqui para submeter o trabalho.

Os trabalhos serão aceitos até 23/05/2016

Sub-temas:

1. Fundamentos teóricos da Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins

2. Organização e Tratamento da Informação

3. Recursos e Serviços de Informação

4. Gestão de Unidades de Informação

5. Tecnologias de Informação

6. Pesquisa em Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins

7. Práticas e Inovação Pedagógicas

Clique aqui para detalhamento dos subtemas.

Datas importantes:

  • Recepção dos trabalhos completos: 23/05/2016
  • Notificação de Aceitação: 10/06/2016
  • Notificação para revisão:  10/06/2016
  • Submissão da versão final com os ajustes solicitados:  15/07/2016
  • Início do evento: 18/09/2016

Orientações sobre as normas de submissão trabalhos:

A programação científica do XI Encontro de Diretores e X Encontro de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do MERCOSUL tem somente a Comunicação Oral. As regras gerais são as seguintes:

  • as submissões são restritas a diretores e docentes de cursos superiores de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e Museologia, como autores principais; a coautoria não possui restrição;
  • o idioma oficial do evento é o Português, sendo admitidas submissões de trabalhos em português e espanhol;
  • a submissão de trabalhos será feita online, por meio do website do evento; no ato de submissão, é responsabilidade do autor optar por uma das áreas temáticas do evento;
  • não é necessário que a inscrição já tenha sido realizada no ato da submissão do trabalho;
  • o sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mails, de cada autor, não devem constar no texto do trabalho: esses dados devem constar apenas no campo de metadados destinado para esse fim, no sistema;
  • os trabalhos devem ser submetidos em forma de texto completo, conforme as normas estipuladas pela Comissão Científica;
  • nenhuma alteração poderá ser feita após a submissão do trabalho, salvo recomendações dos avaliadores;
  • apenas um autor poderá efetuar a comunicação oral; o tempo previsto de exposição será de 15 minutos;
  • somente a apresentação do trabalho dará direito à sua publicação nos Anais do Encontro; sugere-se que as apresentações orais, em português, tenham slides em espanhol, e vice-versa;
  • a não apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão de todos os certificados a ele vinculados;
  • o certificado do trabalho aceito, apresentado e publicado, será emitido para cada um dos autores; os casos omissos ou não previstos nessas Regras serão solucionados mediante apreciação pela Comissão Científica do Evento.
  • o documento textual:
    • O trabalho deve ser enviado em arquivo em versão word (formato .doc), no formato A4, com 12 a 15 laudas (contar, inclusive, folha de rosto e referências). Tamanho das margens: superior = 3,0 cm; inferior = 2,0 cm; esquerda = 3,0 cm; direita = 2,0 cm. O espaçamento no texto deve ser: 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos; com recuo de 1,25cm no início de cada parágrafo. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12. O evento poderá fornecer um template para os trabalhos;
    • O resumo deve ser redigido em português e espanhol, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas do tipo simples, contendo, no máximo, 300 palavras. Incluir até cinco palavras-chave; especificar: objetivos do trabalho, fundamentação teórico-metodológica, resultados e considerações finais;
    • As notas explicativas devem vir na página nas quais são inseridas (use o comando: nota de rodapé / fim de página);
    • A folha de rosto deve conter, obrigatoriamente:
      • XI Encontro de Diretores e X Encontro de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do MERCOSUL (centralizado)
      • Vinculação Temática: (indicar a área temática do trabalho).
      • TÍTULO DO TRABALHO (letras maiúsculas, centralizado, em português e espanhol)

Template_Artigo

Template Apresentação

Critérios de aceitação de trabalhos:

  • Pertinência à temática do EBCIM 2016;
  • Abrangência e pertinência do conteúdo;
  • Clareza e articulação dos conceitos, ideias e procedimentos metodológicos;
  • Atualização dos conceitos e dos resultados alcançados;
  • Estar em acordo com as Normas para Submissão de Trabalhos.